terça-feira, 20 de agosto de 2013

Saudade da JMJ2013


           A palavra saudade em algum momento faz parte de todos nós. Tem canções falando de saudade, como este pequeno trecho “saudade palavra triste quando se perde um grande amor”. Ou podemos dizer também que “saudade é o amor que fica”. Para alguns é uma palavra triste, mas se pensarmos bem é uma palavra que trás gostosas e memoráveis recordações das coisas lindas que cada um de nós vivencia em sua vida. Sinto com alegria saudade de meus tempos de infância quando brincava sem a preocupação do tempo, na praça em frente a casa onde me criei. Jogar bola, correr, suar, ganhar, perder... Eternas memórias. Lembro-me de meu retiro onde a vocação foi aflorando e hoje estou feliz e realizado por ter sido chamado por Deus a ser padre em sua Igreja. Volto seguido há esses dias para recordar e agradecer.

            Na memória agora vai ficando a saudade de termos vivido eternos dias de vivência na Jornada Mundial da Juventude com jovens cheios de fé e esperança em seu Deus. Recordar com alegria a acolhida dos voluntários em suas comunidades e casas de família. A convivência fraterna e amiga com jovens de diversos lugares de nosso país e de outros países. As viagens de trem, ônibus ou metrô com seus cantos de alegria, sorrisos e conhecendo jovens de tantos lugares do mundo. As fotos, a troca de lembranças, danças, orações, abraços que marcaram a todos nós. O alvoroço em que nos encontrávamos para ver o Papa Francisco de perto. Suas palavras e gestos que nos fizeram derramar lágrimas de alegria e esperança. Participar da missa presidida pelo Papa e recebendo Cristo na Eucaristia e na Palavra. O silêncio profundo dos jovens em oração e adoração a Cristo Jesus. A catequese que ensinou coisas novas. A caminhada para a vigília que marcou com uma paisagem deslumbrante na cidade do Rio. Não encontrar lugar na praia para dormir e arrumar nossa cama no calçadão e lá dormir com a paz e alegria de estar perto de milhões de jovens. A partilha de vida e de esperança de um mundo novo, onde Cristo Jesus seja tudo em todos.

            Recordarei sempre com alegria tudo o que fizemos para estarmos lá nesta Jornada. Desde o primeiro sim até o dia em que embarcamos aqui em frente a casa paroquial. Os momentos de sonhos em como arrecadar dinheiro para ir. As partilhas no grupo do facebook com imagens, palavras, frases sobre a JMJ. O que levar na mala? Quais lembranças iremos levar para trocar? Principalmente a alegria vibrante que contagiou a muitos a irem conosco mesmo ficando em casa. Fortalecidos pela oração ficamos marcados como irmãos que juntos vivenciamos momentos de eternidade e para sempre.

            Para destacar uma de nossas fotos na Jornada a Duda escreveu assim: “A recompensa depois de batalhar por essa viagem: o sorriso no rosto de cada um”. Esse sorriso marca a alegria de sermos cristãos católicos e de termos Cristo como amigo de caminhada. Deixa a saudade de termos vivido intensamente nossa Jornada e sairmos de lá com um olhar diferente e cheio de esperança. O grupo agora se chama “Saudade da JMJ2013” que é um nome propício para ficar sempre na nossa memória dias de júbilo, renovação na fé e a alegria que partilhamos.

            Agradecemos a Deus esta graça especial e fica a linda saudade de momentos que ficarão marcados em nossas vidas e poderemos contar para as gerações futuras o que foi a Jornada Mundial da Juventude 2013. Dias de pura vida, graça e alegria. Voltaremos seguidos há esses dias para recordar e agradecer.

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário